ENTENDENDO DIFERENTES TIPOS DE REJUNTES

Embora o rejunte nao um ladrilho de piso, nem um tipo de pavimento, ele é um componente importante do piso. O rejunte normalmente é feito de um material a base de cimento e é usado para preencher os espaços entre os ladrilhos (de cerâmica, de pedra, etc.). É produzido em uma variedade de cores.

Existem basicamente dois tipos de rejuntes de cimento: lixado e nao lixado.

Existem vários látex que podem ser adicionados ou misturados ao rejunte durante a instalaçao para proporcionar resistencia as manchas.

Além de rejuntes a base de cimento existem os rejuntes epóxicos, que sao feitos de resina de plástico de epóxi e devem ser misturados no momento da instalaçao. Eles sao normalmente mais caros que os rejuntes a base de cimento, mas oferecem muito mais resistencia as manchas e sao disponíveis em muitas cores. O pequeno guia que segue, deverá ajudar a selecionar o rejunte mais apropriado para o seu ladrilho.

Tipos de rejunte - Existem várias opçoes que voce pode selecionar para usar como rejunte de seus ladrilhos de piso, parede ou tampo de balcao, e a compreensao completa deles agora poderá poupar algumas dores de cabeça no futuro. Alguns dos piores problemas associados com ladrilho nao tem nada a ver com o ladrilho em si e tudo a ver com o rejunte. Por exemplo, um piso de mármore branco bonito quase nao é percebido como tal quando o rejunte branco está sujo e escurecido. Os tipos básicos de rejunte sao:

Rejunte Lixado - este é o tipo mais usado para ladrilhos cerâmicos, de pedras ou qualquer ladrilho com dimensoes iguais ou maiores que estes. Composto de cimento Portland, areia e outros elementos aditivos, se mistura com água e se aplica diretamente nas juntas dos ladrilhos, onde levará aproximadamente 24 horas para secar. Embora este rejunte fique tao duro quanto concreto, quando completamente curado, poderá apresentar vários problemas. É muito absorvente, e se nao for impermeabilizado, trará para cima da superfície todo tipo de manchas, sujeiras e qualquer líquido derramado no ladrilho. Devemos tomar cuidado escolhendo um bom impermeabilizante para prevenir manchas de absorçao de água. Embora muitos rejuntes podem ser aditivados na hora da instalaçao com um elemento aditivo de látex que reduz a absorçao, ainda assim nós recomendaríamos o uso de impermeabilizante. Outro problema surge quando for usado com mármore. Uma vez que o rejunte é feito com areia, riscará o polimento de mármore no momento da instalaçao. Este é um problema comum entre instaladores de ladrilhos que nao estao familiarizados com a instalaçao de pedras (mármores e granitos). Nunca use rejunte lixado em mármore polido! Mármore polido deve ser instalado com um rejunte de menor largura que a normal.

Nao Lixado ou Rejunte de Parede - rejunte nao lixado, e comumente chamado de "Rejunte de Parede", é basicamente o mesmo rejunte lixado, porém sem areia. É usado em ladrilhos cerâmicos e de mármore polido com juntas mais estreitas. Todos os problemas de limpeza associado com os rejuntes lixados também se aplicam ao rejunte de parede, que deve ser impermeabilizado depois da instalaçao para reduzir a absorçao.

Rejunte de Látex Modificado - vários aditivos de látex estao disponíveis e podem ser adicionados a rejuntes lixado e nao lixado. Estes elementos aditivos sao misturas de resinas acrílicas e látex, e diminuirao a absorçao de água, aumentando a resistencia e melhorarao a retençao de cor. Alguns rejuntes possuem o pó (seco) de látex acrescentado a eles desde a fábrica e, portanto, nao requerem elementos aditivos adicionais. Vários fabricantes também incluem anti-fungicidas e elementos aditivos de resistencia ao mofo.

Rejunte de Epóxi - Este tipo de rejunte é uma fórmula de duas partes sem água, que consiste em resinas de epóxi (Parte A) e um endurecedor (Parte B). Estes componentes só serao misturados no local, antes de rejuntar. Quando completamente curado, o rejunte de epóxi é anti-manchas e anti-mofo; ele também  é menos absorvente que o rejunte a base de cimento e é mais fácil de limpar. Este tipo de rejunte deveria ser usado em ladrilhos cerâmicos, pedras, em balcoes de cozinha, aparadores e banheiros. O rejunte de epóxi é difícil de aplicar, e pode causar bastante sujeira durante a sua aplicaçao; esteja seguro de contratar um instalador qualificado para esta tarefa. Estes rejuntes nao requerem nenhum impermeabilizante adicional.

Rejunte Furan - O rejunte Furan é semelhante aos polímeros de "Álcool de Furfuryl" que é altamente resistente a açao química. Este rejunte é raramente usado para instalaçao residencial, mas é empregado freqüentemente em projetos industriais, como laboratórios, laticínios, frigoríficos, etc. O rejunte Furan só está disponível em preto, e sao requeridas habilidades especiais para uma instalaçao apropriada.